Acesso pela Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo - SP 079 - km 52,5 - Itu/SP
    (11) 4023-7000
    una@unaitu.com.br

05 Dicas de brincadeiras com crianças no quintal

Um dos principais benefícios que faz as famílias optarem por um loteamento fechado, com certeza, são as áreas de lazer para os seus filhos. Além de ganharem mais espaço que deveriam ter em um grande quintal, as famílias podem se conhecer e se socializar enquanto as crianças brincam juntas, com total conforto e segurança, sem sair de casa.

Uma das vantagens de morar em um loteamento fechado é a opção de brincar em espaços do condomínio, como, também, no quintal de casa e, com isso, aproveitar as áreas de lazer do loteamento.

Isso é fundamental para dar aos filhos uma melhor qualidade de vida, maior contato com a natureza e melhorar o desenvolvimento deles. Pensando nisso, preparamos abaixo algumas dicas de brincadeiras com crianças no quintal ou nas áreas livres do loteamento.

05 Dicas de brincadeiras com crianças no quintal.jpg

 

1. Pega-Pega

Uma das brincadeiras infantis mais famosas, o pega-pega é possível apenas em grupos. Uma das opções é o seu filho chamar todos os amiguinhos para o quintal de sua casa e a outra, bastante comum em condomínios fechados, são as crianças vizinhas se juntarem em um domingo à tarde no parque do condomínio para brincarem enquanto seus pais se divertem em outras atividades por ali ou dentro de casa mesmo.

Para se brincar de pega-pega ou qualquer outra brincadeira de grupo, é preciso ter um amplo espaço que seja plano e capaz de abrigar as crianças com segurança, como nas quadras poliesportivas do loteamento fechado, por exemplo.

2. Amarelinha

Essa brincadeira tradicional certamente já fez a diversão de pais e avós. Agora, com as crianças, ela é feita desenhado uma cruz em quadros no chão, com um semicírculo nas pontas – o céu, ou a linha de chegada.

No caminho, existem também os quadros do inferno – onde não se pode cair, área de descanso, asas – onde se pode equilibrar sobre os dois pés, dentre outras.

É uma divertida brincadeira que pode ser feita em grupos de todos os tamanhos. Ideal para parques e áreas de lazer infantil do loteamento fechado, onde as crianças poderão brincar com toda a segurança e sem sair de casa.

3. Alerta

Essa brincadeira, feita em grupos de três ou mais pessoas, consiste em um jogador que joga a bola para o alto, chama o nome de alguém e essa pessoa deverá pegar a bola na queda e gritar “alerta!”.

Então, todos devem permanecer em forma de estátuas até que alguém se mexa. Quem perder primeiro, sai do grupo. Uma famosa brincadeira de quintal que fica muito melhor se feita em áreas abertas, como playgrounds e parques.

4. Ciranda

É uma dança infantil famosa no Brasil e em Portugal, onde surgiu pelos bailes de adultos. Nessa dança, homens e mulheres fazem rodas, homens por dentro e mulheres por fora que, girando de mãos dadas e em sentidos opostos, cantam os versos conhecidos entre gerações:

Ciranda, cirandinha/ Vamos todos cirandar/ Vamos dar a meia volta/ Volta e meia vamos dar / O anel que tu me deste / Era vidro e se quebrou / O amor que tu me tinhas / Era pouco e se acabou.

5. Corrida de Cadarços

As corridas de cadarços são ideais para áreas grandes, especialmente em quadras esportivas.

São feitas em duplas, nas quais ambas as crianças amarram seus cadarços uns nos outros e precisam correr de forma sincronizada para não cair. Ganha a dupla que completar primeiro o percurso.


solicite-gratis-kit-informativo-una



 

Tópico: Artigos

Blog do UNA 

Aqui no blog do Una Itu você encontrará novidades sobre o loteamento fechado, além de dicas para sua nova casa.

kit informativo loteamento fechado

Posts por tópicos

Receba novidades do UNA Itu!

Posts recentes