Acesso pela Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo - SP 079 - km 52,5 - Itu/SP
    (11) 4023-7000
    una@unaitu.com.br

5 dicas para morar no interior de São Paulo e trabalhar na capital

Especialmente nos grandes centros urbanos, pessoas que moram no interior e trabalham na capital são cada vez mais comuns e, de todos, os principais motivos que justificam essa jornada são a tranquilidade do interior (como um loteamento fechado) e o menor custo de vida, quando comparados às capitais.

Em São Paulo, essa rotina ainda é evidenciada pelas pessoas que moram na região metropolitana, como Osasco, Jundiaí e ABC Paulista (e até Itu), e trabalham na capital.

Porém, para que essa rotina dê certo, é necessário um planejamento e cuidados especiais, principalmente no que concerne a evitar e resolver pequenos imprevistos do dia-a-dia.


05 dicas para morar no interior de São Paulo e trabalhar na capital-1.jpg

Conheça abaixo algumas dicas que lhe ajudarão a manter um bom ritmo, mesmo morando muito longe de seu trabalho:

1. Carro próprio, transporte fretado ou transporte público?

Quem mora no interior e precisa percorrer longas distâncias, diariamente, devido ao trabalho, vivencia na pele a importância dessa discussão. Sem dúvida nenhuma, o carro próprio é a opção mais cômoda e, muitas vezes, mais rápida, porém, é de longe a opção mais cara, quando se coloca no papel combustível, pedágios e manutenções constantes.

O transporte público, por sua vez, é a opção mais econômica, porém, menos confortável. Em uma alternativa meio-termo, a maioria das pessoas opta pelo transporte fretado, que é mais confortável que o transporte público e muito mais econômica que o carro próprio.

2. Rotina planejada

Se você morar no interior de São Paulo e trabalhar na capital, sabe que qualquer imprevisto ou um objeto importante deixado para trás fará toda a diferença no seu dia, podendo, até mesmo, destruir todo o planejamento diário.

Para que casa e trabalho funcionem e você não fique se estressando constantemente com pormenores dessa rotina, precisará ser muito organizado e planejar toda a sua rotina no dia anterior. Isso inclui todos os objetos, documentos necessários e, até mesmo, a roupa que irá usar.

Da mesma forma, imprevistos podem acontecer no caminho até a capital, por isso, planeje seus horários, calculando, pelo menos, 40 minutos de folga nos transportes, para cobrir possíveis congestionamentos, acidentes e outros problemas que podem atrasar a viagem.

3. Distância suportáveis

Morar no interior e trabalhar na capital pode ser um bom negócio dentro de determinados parâmetros. Esteja disposto a suportar todas as horas gastas no deslocamento, ou sua vida será extremamente estressante.

Em pesquisa, as pessoas relatam que o tempo máximo suportável, diariamente, dentro de um ônibus é de três horas, ou aproximadamente 200 km de distância, porém, cada um tem o próprio limite. Coloque no papel todos os custos e benefícios e veja quais ônus você está disposto a suportar pelos benefícios oferecidos.

3. Custo de vida

Morar no interior e trabalhar na capital pode possuir um custo de vida um pouco maior do que em outras situações, por isso, o custo-benefício só compensa quando há um planejamento. Em geral, o salário pago nas capitais é maior, compensando o custo de vida do interior, porém, com todos os gastos e até mesmo despendimento de tempo de lazer ou com a família devem entrar nessa conta.

4. Previsão do tempo

Mantenha sempre um aplicativo de previsão do tempo e de trânsito no celular para lhe prevenir de imprevistos ao longo do dia. Eles realmente podem fazer a diferença sobre questões de deslocamento, agasalho, trânsito etc.

5. Tenha sempre um kit de "primeiros socorros"

Não, esse kit não é de ataduras e outros acessórios, mas de conforto. Alguns itens como tapa-olhos para a viagem, um perfume ou desodorante, guarda-chuvas, sapatos, camisa e gravata são essenciais para quem trabalha muito longe de casa, sendo importantes até mesmo para quem mora e trabalha na capital, mas gasta o tempo de uma viagem entre a casa e o trabalho.


solicite-gratis-kit-informativo-una


 

Tópico: Artigos

Blog do UNA 

Aqui no blog do Una Itu você encontrará novidades sobre o loteamento fechado, além de dicas para sua nova casa.

kit informativo loteamento fechado

Posts por tópicos

Receba novidades do UNA Itu!

Posts recentes