Acesso pela Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo - SP 079 - km 52,5 - Itu/SP
    (11) 4023-7000
    una@unaitu.com.br

Loteamento fechado: 05 dicas de escolher o melhor terreno

Os terrenos, especialmente em loteamentos, podem ser os melhores investimentos imobiliários do mercado atual, especialmente pelo seu baixo custo de manutenção e altíssimo potencial de valorização, seja para moradia ou para investimento em renda.

Porém, como todo negócio, a decisão de compra de um lote deve ser feita com total conhecimento, transparência e segurança, sempre dentro das leis e com uma empresa idônea, a fim de evitar problemas futuros ou fraudes.

Se você se sentir inseguro na compra de um terreno, não hesite em procurar ajuda profissional e contrate um advogado especializado que dará a assistência necessária em todas as fases do negócio, mesmo quando realizado com uma empresa.


 Loteamento fechado 05 dicas de escolher o melhor terreno

Para auxiliar a sua decisão de compra, preparamos 05 dicas fundamentais para você observar para escolher os melhores terrenos:

Aspectos legais

Verifique todos os aspectos legais do terreno visado, especialmente se for um terreno avulso, fora de loteamentos.

Verifique se todas as documentações e autorizações são regulares e já foram emitidas pelos órgãos municipais e do estado, se o lote corresponde às leis de zoneamento, especialmente de for um loteamento fechado próximo a mananciais e áreas de preservação ambiental.

Empresa:

Ao comercializar um lote com empresa ou profissional, verifique a idoneidade da mesma junto ao CRECI da região. Uma das maiores garantias de negócio seguro está na segurança e transparência oferecida pela empresa responsável pelo loteamento e comercialização.

Outro recurso interessante é buscar conhecer a reputação da empresa, consultando os loteamentos construídos anteriormente e clientes antigos.

Geografia:

Observe todos os fatores físicos do condomínio e do terreno pretendido: suas dimensões, se ele é plano ou possui declives, qual o tipo de solo, que tipos de construções podem ser feitas ali. Analise também a região, se há riscos de alagamento, deslizamento etc.

Essas observações são importantes não somente para a escolha do terreno, mas, principalmente, para o planejamento de que tipo de projeto de moradia e de vida você poderá construir ali. Verifique quantos andares poderão ser construídos, qual o recuo, se pode construir muros, entre outros detalhes importantes.

Meio ambiente:

Você também poderá pesquisar sobre as redes de água e esgoto da região; como é feito o abastecimento e coleta, qual a origem e o destino dessas redes. Verifique se existe vegetação e árvores no terreno do seu lote e em todo o loteamento em geral.

Algumas árvores não podem ser cortadas na construção, por determinações da prefeitura e todos esses fatores devem ser observados antes da aquisição do terreno. Você pode conhecê-los na prefeitura ou mesmo no projeto fornecido pela empresa comercializadora.

Infraestrutura, segurança e lazer:

Em loteamentos fechados, é possível conhecer, previamente, todos os projetos que determinam as áreas de lazer, serviços de infraestrutura e segurança e, também, como ocorrerão e qual será a localização das unidades.

Nessa verificação, você deverá conhecer as distâncias mínimas entre residências e áreas de lazer, como salões, academias e praças. Verifique como será feita a triagem de visitantes, ronda interna, serviços de segurança e primeiros-socorros oferecidos. Conheça também como será feita a administração condominial, por meio de qual administradora e, se possível, obtenha uma provisão de custos de condomínio.

 solicite-gratis-kit-informativo-una



 

Tópico: Artigos

Blog do UNA 

Aqui no blog do Una Itu você encontrará novidades sobre o loteamento fechado, além de dicas para sua nova casa.

Como comprar um lote com segurança

Posts por tópicos

Receba novidades do UNA Itu!

Posts recentes